Área de Atuação

Concreto Armado O concreto armado nada mais é que uma estrutura de concreto com seu interior armado com barras de aço.

Um Projeto em Concreto Armado procura atender a deficiência do concreto em suportar a tração, já que seu forte é resistir à compressão. O concreto armado é indispensável para produção de vigas, lajes e etc.

Para que seja com qualidade e excelência é preciso ser elaborado por engenheiros com ótima qualificação, assim como os da EZAT. São eles que irão determinar a resistência do concreto, quantidade de aço e outras questões a serem avaliadas.
Alvenaria Estrutural É comum vermos construções de diversos tipos, mas difícil mesmo é compreender cada uma delas, correto? Na verdade, não! Isso porque as estruturas de uma obra dependem muito do projeto, para melhor compreendermos, falaremos do Projeto em Alvenaria Estrutural.

As paredes se tornam a estrutura que dá firmeza ao teto e contraventamento, ou seja, não há vigas e pilares, as paredes se tornam peça fundamental. Nesse caso, é composto por blocos de concreto ou blocos cerâmicos.

Contudo, após a conclusão da estrutura, se torna complicado fazer alterações, em portas e janelas ou usar itens fora do padrão. Para tal, é preciso de uma análise muito criteriosa de um profissional experiente, no entanto, jamais remover paredes estruturais.

Para que o Projeto em Alvenaria Estrutural seja com qualidade e excelência é preciso ser elaborado por engenheiros com ótima qualificação, assim como os da EZAT. Que por sua vez é bem mais rápida que a convencional, já que não é preciso montar um esqueleto e preencher depois, desde que a arquitetura tenha esta característica.
Parede de Concreto O sistema que vem conquistando o Brasil pela inovação e tecnologia é Paredes de Concreto, isso por oferecer vantagens e um controle muito maior da escala produtiva, isso quando relacionado a grandes escalas de construção.

Para essa grande escala não perder o controle, o ideal é elaborar um Projeto, pois com ele será viável industrializar o sistema de produção, evitando desperdícios.

Este sistema é o melhor custo x benefício para empreendimentos da área de edifícios e condomínios residenciais que exigem curtos prazos de entrega. Isso porque garante a velocidade na execução da obra, maior controle e qualidade, cumprimento de prazos, dentre outras vantagens.

Serviços

Elaboração de laudo estrutural Em janeiro do ano de 2012 ocorreu um desabamento dos edifícios Liberdade, 13 de maio e Colombo, no Rio de Janeiro. Esses eventos ocorreram por conta de reformas estruturais mal elaboradas no edifício Liberdade, que acabou por desabar sobre os outros dois.

Pode ter sido por conta da falta da Elaboração de Laudo Estrutural, mas até o momento não se fazia necessário esse documento.

Após o ocorrido a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) decidiu evitar mais acontecimentos parecidos e estabeleceu a NBR 16280:2014 que controla os processos de reformas através da Elaboração de Laudo Estrutural em apartamentos, casas ou salas comerciais de prédios e condomínios.

Com a Elaboração de Laudo Estrutural fica mais fácil saber em quais condições estruturais se encontra a edificação e as possibilidades de reformas.

A norma estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou do seu entorno precisará ser submetida à análise de um engenheiro estrutural, sendo fornecido um laudo técnico assinado com ART.
Qualquer intervenção em elementos de estrutura, como:
  • Furos e aberturas
  • Alteração de seção de elementos estruturais
  • Alteração do carregamento previsto no projeto
  • Que implique aumento ou redução de carga
  • Reforços estruturais
  • Restauro estrutural
  • Alteração de área construída
  • Alteração da função ou uso da edificação ou de partes
  • Remoção ou acréscimo de paredes
Elaboração de reforço estrutural O Reforço Estrutural é a alteração da estrutura ou da característica já existente no projeto, ou seja, o aumento da capacidade da carga ou reestruturação da obra.

A Elaboração de Reforço Estrutural é útil no caso da degradação ou inexatidão do projeto, pois pode ser feito tanto para reforçar, quanto para alterar a estrutura.

Quando ocorre necessidade de alterar a estrutura devido à nova carga, demolições ou alterações significativas, o ideal é a Elaboração de Reforço Estrutural, pois muitas situações podem causar danos maiores a estrutura da edificação por falta de precaução.

É necessário o projeto estrutural da construção, caso não exista mais, será preciso um laudo estrutural que indique os locais onde será preciso o reforço estrutural. Esses documentos são expedidos por engenheiros com a qualificação adequada, como os da EZAT.
Avaliação Técnica Uma boa avaliação precisa garantir a segurança, durabilidade e desempenho de serviços. Para não haver conflitos éticos e legais, é recomendado que a avaliação técnica seja realizada por terceiros, no entanto é possível que o contratante com qualificação adequada realize a avaliação.

Existem 5 tipos de avaliação técnica. Todas devem ter interação entre projetista e avaliador técnico, buscando o maior entendimento entre eles. Também é preciso que a documentação seja fornecida pelo contratante, pois é responsabilidade do mesmo escolher o avaliador. São elas:

1 - Avaliação Técnica Construção em paralelo ao desenvolvimento do projeto estrutural serve para minimizar intervenções posteriores e adequar tudo desde o início da ideia.

2 - Avaliação Técnica Construção após a conclusão do projeto estrutural tem o papel de minimizar ao máximo as alterações no projeto.

3 - Avaliação Técnica Construção após o início do projeto estrutural segue a mesma ideia das avaliações anteriores, buscando minimizar o impacto das mudanças que possam ser realizadas.

4 - Avaliação Técnica Construção após a início da construção da estrutura irá verificar se a construção está de acordo com a normativas da ABNT NBR 6118:2014, série 5.

5 - Avaliação Técnica Construção após a ocorrência de manifestação patológica serve para definir qual a anomalia e quais foram os fatores que a permitiram. Caso ocorra limitação do projeto, deverá ser informado para verificar consequências. Os dados de execução são imprescindíveis. A avaliação detalhada é a solução ideal para diagnosticar patologias.

Segmentos

  • Residencial
  • Comercial
  • Hospedagem
  • Corporativo
  • Armazéns
  • Educacional
  • Automotivo
  • Hospitalar
  • Industrial
  • Loteamentos

Projetos Complementares

  • Muros de Arrimo Para evitar deslizamentos e aumentar a segurança em terrenos inclinados, com cortes ou aterros, Projetos de Arrimo se fazem necessários e a EZAT os elabora de acordo com a necessidade de cada terreno estudando a melhor técnica.

    Somente profissionais com a qualificação adequada estão aptos a elaborar, isso porque existem diversos fatores a serem analisados com a máxima cautela.
  • Muros de Divisa Uma das etapas presentes em quase todas as obras residenciais e comerciais é o fechamento das divisas do lote, ou seja, a construção de muros, cercas ou outros elementos que definam o que fica dentro e o que está fora da propriedade.

    A necessidade de elementos construídos para delimitar a área do lote tem vários motivos. A segurança muitas vezes é apontada como um dos principais. Por isso, muitas optam por erguer grandes muros que isolam totalmente o interior do exterior tanto fisicamente, quanto visualmente.

    Essas divisões também podem servir apenas para inibir a entrada de pequenos animais, ou como uma simples demarcação do lote.
  • Piscinas A EZAT realiza duas técnicas para Projetos de Piscina, sempre de acordo com a arquitetura proposta, podendo ser estrutura maciça em toda piscina ou estrutura convencional (pilares, vigas e lajes), com fechamentos nas paredes de blocos ou tijolinhos.

    Para evitar patologias a longo prazo, é preciso projetar com cautela uma piscina. Isso porque há deformações inerentes a cada estrutura que precisam ser bem calculadas, devido as altas cargas que geram empuxos.

    Com isso, podem causar fissuras no revestimento e consequentemente gerar custos com reparos.
  • Bases em Geral Bases em concreto armado para reservatórios, máquinas e equipamentos de todo tamanho e peso são indispensáveis em indústrias e comércios, com intuito de simplificar e realizar com máxima eficiência os pontos de apoio e fixação.

    Empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam deste tipo de projeto e a EZAT tem o que sua construção necessita.

    Algumas etapas se fazem necessárias na realização: a escolha do conjunto estrutural, a limitação e dimensionamento dos componentes estruturais. A EZAT projeta estruturas industriais que podem ser submetidas a vibrações, impactos e grandes cargas.
  • Reservatórios Quando falamos em Reservatórios, uma variedade de opções vem à mente:
    - Reservatórios Industriais (rejeitos, esgotos, contenção de líquidos, etc), que são muito utilizados pelos fabricantes de alimentos e bebidas, a fim de armazenar líquidos, por exemplo.
    - Reservatórios de Estação de Tratamento de Água e Esgoto, que tem por objetivo armazenar de forma segura a água a ser tratada, evitando contato com poluentes.
    - Reservatórios tipo Cisternas, que são ideais para armazenamento de água da chuva ou de poço.

    A Elaboração de Projeto de Reservatórios da EZAT atende as necessidades com máxima eficiência, seja indústrias, condomínios, residenciais e etc.