Projeto Estrutural

O Projeto Estrutural determina elementos tais como, fundação, pilares e vigas, alvenaria estrutural, paredes de concreto e lajes que têm como objetivo sustentar a edificação. Estes transmitem suas cargas acidentais e permanentes ao solo, com o objetivo de, basicamente, garantir três fatores fundamentais na construção: Segurança, Economia e Durabilidade.
Uma estrutura pode ainda ser projetada e construída em concreto armado, alvenaria estrutural, paredes de concreto, pré-moldada, estrutura metálica, madeira, etc. dependendo da destinação de tal obra.


O processo produtivo ou fluxo de trabalho consiste em 3 (três) fases:  a primeira diz respeito ao Estudo Preliminar que se divide em 4 (quatro) etapas, Análise crítica da arquitetura, Modelagem Estrutural, Análise Estrutural (onde é analisado a segurança da estrutura e funcionamento) e Pré-dimensionamento. Já a segunda fase associa-se ao Pré-executivo e se divide em 2 (duas) etapas:  Compatibilização e Refinamento do modelo estrutural. Por fim, temos a terceira e última fase indicando o Projeto Executivo com apenas 1 (uma) etapa: Cálculo e detalhamento dos elementos estruturais, que nos fornece o resultado final do projeto estrutural.


Nesse sentido, é importante salientar que a especificação de uma estrutura de forma completa abrange todos os seus aspectos gerais, tais como locação, formas, armações e todos os detalhes necessários para a sua construção.


A estrutura deve resistir às forças verticais, ventos fortes e solicitações que são impostas durante a sua vida útil e, em algumas partes do mundo, a terremotos.

Contate a Ezat Cálculo Estrutural e saiba mais sobre o desenvolvimento de serviços de Projetos Estruturais para obras em geral.

 

Contato Projetos Estruturais

Projeto Estrutural