Considero importante Projeto Estrutural em obras grandes, mas nas de pequeno porte meu pedreiro ou empreiteiro faz; ele me garantiu que não terei problemas, pois já fez muitas!

  • Blog

Cada obra tem suas características:  vãos, desnível de terreno, pé-direito duplo, quantidade de pavimentos, tipos de estruturas, cargas maiores ou menores, etc.

A falta de um projeto estrutural pode sinalizar, então, que a análise dos parâmetros de cálculos, independente do porte da obra, não foi bem consolidada e isso pode levar à ocorrência de patologias desde simples fissuras, trincas, como até mesmo colapso (ruína) desta.

Uma confusão muito grande até mesmo por parte dos próprios profissionais da área está associada à ideia que ter “bastante” aço é melhor que ter menos, mas não é uma verdade. Na situação de peças solicitadas à flexão com pouco aço ocorre ruptura frágil (brusca) por tração no concreto, na de peças com muito aço a ruptura também é frágil (brusca) por esmagamento do concreto comprimido o que deixará a estrutura insegura, sem contar no desperdício de material. 

Ao falarmos de ruptura brusca estamos destacando os perigos que a peça pode trazer ao romper sem “avisar” por meio da apresentação de fissuras, ou seja, corre-se o risco de uma ruptura com pessoas no local podendo estas nem perceberem e não terem como fugir. 

Portanto, é preciso que se tenha uma quantidade de aço ideal e calculada, para que a estrutura mantenha-se de maneira que ocorra o equilíbrio entre as tensões do aço e concreto. 

Além dos aspectos citados acima relacionados a cálculos, temos os detalhamentos.

Podemos destacar como exemplo de obras de pequeno porte patologia não tão incomuns assim referentes às lajes em balanço. Para que isso ocorra basta que o pedreiro ou empreiteiro posicione barras erradas à laje. Pode causar desabamento? Sim. E infelizmente se tiver alguém embaixo não terá muita chance de escapar com vida, ainda que seja uma laje de varanda, pois a pessoa poderá sofrer queda.  Este é apenas um exemplo muito representativo dos problemas que podem ser ocasionados com ausência de consistência nessa área da engenharia.

Seria impossível de forma empírica, sem cálculo um profissional sem qualificação técnica e acadêmica chegar a esses dados. Dessa forma, é exatamente aí que o pedreiro ou empreiteiro negligencia superdimensionando a estrutura, por não ter visão aprofundada sobre o processo, podendo até estar prejudicando a estrutura neste aspecto. O outro fator é o grande desperdício de material que o proprietário poderá ter, exatamente por não ser da área e não imaginar a soma de dinheiro que estará perdendo por não considerar fundamental a importância de se ter um projeto estrutural.

Autor: Ezat

 

  • Rua Aguaçu, 171
    Bloco Manacá - Sala M06
    Cond. ALPHABUSINESS

  • Alphaville Empresarial – Campinas/SP

  • CEP: 13098-321

  • +55 (19) 3722-0414

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Associados:


Todos os direitos reservados - 2020

Atendimento Ezat Projetos Estruturais

Entre em contato pelo Whatsapp
Close and go back to page