Não vejo a menor necessidade em se fazer Sondagem. Acho que só vou gastar dinheiro!

  • Blog

Para determinarmos as características e propriedades do solo de uma residência ou empreendimento é necessária a execução de sondagens.

Dessa forma, o engenheiro de posse dessas informações poderá tomar decisões acerca do projeto e execuções mais eficientes, precisas, seguras e econômicas. 

A título de compreensão destacamos a seguinte analogia: um médico dificilmente tomará decisões importantes no diagnóstico de um paciente apenas baseado no contato visual, sem antes executar investigações mais detalhadas (exames laboratoriais, raio X, etc.). O mesmo acontece na engenharia. Um engenheiro com informações mais detalhadas poderá projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio de uma forma mais econômica, segura, eficiente munido de dados mais concretos. Tal processo representa, assim, uma maior segurança para todos os envolvidos no sentido de uma possível ocorrência de recalque na fundação, posto que os danos na edificação podem ser grandes e os reparos extremamente onerosos. 

Podemos destacar que o solo apresenta deformações ao longo do tempo, sendo que somente uma sondagem e um cálculo detalhado nos mostrará o tipo de fundação adequada, se a melhor escolha é uma fundação rasa ou profunda.

Na condição de ser uma fundação profunda, precisamos conhecer o diâmetro das estacas, profundidade limite, quantidades a serem adotadas em cada ponto, entre outras informações. Sem essas referências, a construção evidencia, empiricamente, um resultado no “escuro”.

Por que não vale a pena para o Calculista, mesmo o cliente validando?

Posso afirmar diante das experiências construídas ao longo de anos que em obras de grande porte é impossível trabalhar sem sondagem. 

Vou além: digo que até em obras de pequeno porte (residências térreas), pois, invariavelmente, o profissional que trabalha sem sondagem está majorando os esforços e, consequentemente, onerando a obra. No entanto, o mais preocupante é que por mais que você majore, ainda estará trabalhando no “escuro”, pois além de estar trabalhando completamente fora das Normas técnicas, o resultado final será um projeto antieconômico, além da ausência de garantia de segurança, pois a proposta não terá sustentação, sendo baseada assim, em “achismos”. 

Podemos concluir que o resultado final que estará à disposição do cliente e de outros profissionais da obra não é um projeto confiável. Por fim, o Calculista não vê benefícios para o escritório e muito menos para o cliente ao associar o seu trabalho a um projeto antieconômico e sem garantias de segurança. 

Autor: Ezat

  • Rua Aguaçu, 171
    Bloco Manacá - Sala M06
    Cond. ALPHABUSINESS

  • Alphaville Empresarial – Campinas/SP

  • CEP: 13098-321

  • +55 (19) 3722-0414

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Associados:


Todos os direitos reservados - 2020

Atendimento Ezat Projetos Estruturais

Entre em contato pelo Whatsapp
Close and go back to page