De que forma um Projeto pode realmente me ajudar? Por favor, me explica melhor, pois preciso de mais dados!

  • Blog

O Projeto incide diretamente na Segurança, Economia e Durabilidade das construções, mas podemos destacar que haverá também a valorização do empreendimento.

Segurança – Pelo motivo de todos os elementos estarem dimensionados de acordo com critérios rigorosos de cálculo, resistência dos materiais, tensões, deformações, estabilidade dinâmica, aparência, conforto do usuário, funcionalidade, etc, que são analisadas exaustivamente, garantindo, assim, a estabilidade local e global da estrutura, por meio de análises respaldadas pelas Normas.

Economia – Sabemos que todos os projetos envolvidos representam em torno de 5% do valor global da obra (Arquitetura, Estrutura, Hidráulica, Elétrica, Ar condicionado, Bombeiro, etc. No entanto, a estrutura representa apenas de 0,5% a 0,8% do valor global.

Fazer uma economia de 0,5% a 0,8% no valor global do empreendimento não parece razoável para uma empresa ou proprietário que pretende construir uma obra, tendo em vista que este percentual quase irrisório constitui o ponto mais importante: a ESTRUTURA. Isso significa dizer que se exatamente a estrutura apresentar problemas à residência ou edifício terão maiores gastos futuros, muitas vezes até inviabilizando o empreendimento. Dessa forma, segundo a “Lei de Sitter” ou  “Lei dos 5” os custos cresceriam exponencialmente para se fazer uma reabilitação da estrutura. 

Sendo importante dizer que se forem tomadas medidas fora do nível de projeto, não mais poderão propiciar economia e otimização da estrutura da forma mais plena possível como aconteceria se a escolha tivesse sido pautada pela execução de um Projeto Estrutural.

Lei de Sitter - Custos da intervenção X Tempo decorrente, 1x Durante o Projeto, 5x Durante a Execução, 25x Durante a Manutenção Preventiva e 125x Durante a Manutenção Corretiva. 

Você vai querer ter um custo real de 0,4% a 0,7% do empreendimento, ou correr o risco de posteriormente reabilitar a estrutura com custos exponencialmente maiores, sem mensurar a dor de cabeça?

Exemplo: Seu custo unitário é 1 durante o tempo de projeto, ou seja, custo de projeto. Caso sejam descobertos problemas durante a manutenção preventiva, terá um custo de 25, ou seja, cresceu 25X apenas por ter descoberto o problema em momento inadequado.

Por incrível que pareça é muito comum este fenômeno, pois reforço estrutural e/ou reabilitação estrutural são caras, mas a boa notícia é que isso pode sim ser evitado.

Essa é a forma mais clara e explicita de demonstrar o motivo de não compensar trabalhar sem projeto, ou “pechinchar” o menor preço sem dar a relativa importância para este trabalho.

A economia não está só no aspecto de uma estrutura bem calculada, mas em uma estrutura bem concebida (projetada), racionalizada. Com isso, os pedreiros, empreiteiros e engenheiros constroem numa velocidade maior, pois a compreensão do projeto é mais fácil, já que o nível de detalhamento fez toda a diferença. Se o projeto é simples de entender, todos produzirão mais, considerando a máxima de que tempo é dinheiro!

Durabilidade – Projeto realizado de acordo com todas as normas técnicas (qualidade).

Valorização do empreendimento – Você já foi comprar uma casa ou um apartamento e viu um pilar (coluna) num ponto que “melou” o negócio? Uma viga passando num local que tirou a estética do empreendimento? Isso é muito comum! 

Um projeto bem pensado na concepção elimina esses problemas e valoriza seu empreendimento para uma futura venda.

Autor: Ezat

  • Rua Aguaçu, 171
    Bloco Manacá - Sala M06
    Cond. ALPHABUSINESS

  • Alphaville Empresarial – Campinas/SP

  • CEP: 13098-321

  • +55 (19) 3722-0414

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Associados:


Todos os direitos reservados - 2020

Atendimento Ezat Projetos Estruturais

Entre em contato pelo Whatsapp
Close and go back to page