O que é Muro de Arrimo ou Contenção?
Trata-se o muro de arrimo de uma estrutura com duas funções. Uma delas é o isolamento de um terreno, auxiliando a segurar encostas, sendo em ruas, estradas, pontes, condomínios ou residências. A outra função do muro de arrimo é o auxílio na prevenção de erosão, a facilitação da recuperação de áreas degradadas e o aumento da segurança de determinada área ou construção.
Ótimos exemplos são os muros de arrimos de beira de estradas (em serras, principalmente), que além de evitar deslizamentos (e portanto ajudar o meio ambiente, ao evitar que parte da flora seja destruída), protege também os motoristas da estrada e os moradores locais. O projeto estrutural tem estes desafios de atender todas estas solicitações.
Para que tantas diferentes funções sejam cumpridas e aplicadas em ambientes tão diversos, os muros de arrimo podem ser construídos a partir de diversas técnicas e materiais diferentes. Na ocasião da escolha do muro de arrimo, deve-se levar em consideração sua finalidade, o fato de ele ser definitivo ou temporário, o tipo de solo a ser utilizado, assim como o orçamento e tempo disponíveis para que o muro de arrimo seja construído.
TIPOS DE MURO DE ARRIMO
Existem quatro tipos principais de muros de arrimo analisados no cálculo estrutural: muros de gravidade ou muros de peso; muros de concreto armado (L e estacas), muros de concreto protendido e alvenaria estrutural.
Os primeiros são aqueles muros de arrimo que se utilizam do próprio peso, ou do peso de outras partes da estrutura, na resistência à ação do terreno. São principalmente utilizados em desníveis de pequeno e médio porte. Sua construção pode ser feita com pedra, concreto ciclópico simples ou armado, gabiões ou até mesmo pneus usados. São geralmente de formato escalonado, trapezoidal ou retangular.
Já os muros de arrimo de concreto armado têm por característica a sua grande resistência à flexão. Exigem, porém que se tenha maior cuidado no projeto, uma vez que demandam cálculos mais precisos em relação à armadura da sapata, do próprio muro de arrimo da ligação entre ambos. Os formatos dos muros de arrimo de concreto armado variam.
Já os muros de arrimo de concreto protendido são bem semelhantes aos de concreto armado. A única diferença é que no caso dos muros de concreto protendido, a tensão é aplicada às barras de aço anteriormente à cura do concreto. A armadura sofre, então, um pré-alongamento.
Há também os muros em concreto armado com estacas formando uma estrutura convencional (blocos, pilares e vigas). Finalmente temos os muros em alvenaria estrutural, sendo este extremamente limitado na sua altura.
CALCULOS DE EMPUXO
Como mencionado anteriormente, o muro de arrimo tem por função básica a resistência ao empuxo da terra por ele contida. Esse empuxo pode ser dividido em empuxo ativo, que é a força que a terra exerce sobre o muro; e empuxo passivo, que é a resistência do muro ao empuxo ativo, conforme a lei da ação e reação de Newton.
Calcular corretamente tais forças é, portanto essencial em qualquer projeto de muro de arrimo. Um erro aqui acarreta em prejuízo material, tendo em vista que reforço estrutural sempre é muito oneroso e pode tornar a construção inútil, e o mais grave, coloca vidas em risco já que a ruptura de um muro quase sempre é abrupta.
Autor: Ezat