Escritórios de cálculo estrutural
Toda e qualquer obra, de grande ou pequeno porte, seja um edifício, uma ponte, uma casa ou qualquer outra tem início da mesma forma: encontrar uma solução concreta para uma necessidade, no melhor estilo “a necessidade é a mãe da invenção.”
E tal solução concreta não ocorre sem o cálculo estrutural
É através do cálculo estrutural que se visualiza a necessidade a ser atendida pela obra. Assim, através de profundo conhecimento acerca dos materiais, suas limitações, seus usos e comportamentos, a realização da obra é calculada, assim como os materiais que serão utilizados, possíveis problemas (como por exemplo a resistência a constantes vibrações) são previstos e solucionados. Dessa forma, garante-se que a construção, uma vez terminada, atenderá a real necessidade que se buscava atender, e não gerar mais problemas.
É nessa hora que vemos a importância dos escritórios de cálculo estrutural. Eles são essenciais para garantir que a obra atinja as expectativas. Vai ser o escritório de cálculo estrutural que vai buscar, através de seu conhecimento da matemática, física e resistência dos materiais, encontrar soluções para que os materiais disponíveis sejam utilizados da melhor forma e pelo menor custo.
Para isso o escritório de cálculo estrutural elabora o projeto em etapas. São elas:
Elementos estruturais – lajes, vigas e pilares. Eles agregam nova informação ao projeto. A função do escritório estutural aqui é selecionar modo e local nos quais cada um desses elementos será empregado para que a obra final atinja seu potencial máximo, levando em consideração o comportamento dos elementos estruturais no que diz respeito a peso, deformação, vibração e interação entre si (talvez o mais importante) para maxiimizar o resultado fiinal.
Outra função do escritório estrutural é avaliar as cargas aplicadas à estrutura, como a ação vertical (peso da construção), ação horizontal (incidência de elementos naturais, como vento e chuva), uso cotidiano típico da construção (por exemplo, um edifício residencial sofrerá ações diferentes de uma fábrica).
Um outra etapa da elaboração do projeto é a consideração dos esforços e deformações que os elementos estruturais sofrem. É nesta etapa que há a combinação das cargas com os elementos para avaliar se a obra será capaz de resistir ou ser executada de certa maneira.
O escritório de cálculo estrutural, então, vão fazer o dimensionamento dos elementos estruturais. Ou seja, os elementos disponíveis e as cargas a serem aplicadas serão considerados para que uma melhor solução seja oferecida, observando os esforços e deformações a que esses elementos serão sujeitos.
No entanto, ao contrário do que possa parecer, os escritórios de cálculo estrutural diferem bastante entre si, tanto no que diz respeito à qualidade de seus colaboradores como nos critérios que utilizam, ferramentas utilizadas no projeto e a visão do projeto entregue. Por isso é bem aconselhável que, antes de contratar o escritório de cálculo, o contratante converse, examine o portfólio e compreender o que o escritório oferece como solução, os valores praticados na construção de um projeto para saber se seus desejos estão alinhados com o oferecido pelo escritório de cálculo estrutural.
Autor: Ezat