O que é concreto protendido?
O concreto é um dos principais materiais da construção civil, podendo ser utilizado de várias formas nos mais diversos tipos de construção. Porém, fazemos uso do concreto protendido quando queremos alcançar algumas características específicas na qual o concreto armado (convencional) apresenta limitações, como por exemplo, excesso de deformações.
O concreto protendido tem uma série de características, que são obtidas através da utilização de cabos trançados, que são tensionados com o objetivo de produzir um sistema equilibrado de esforços.
Suas principais características são menor peso estrutural final, economia de materiais (tais como aço e concreto), diminuição do tempo da construção, e o principal, a redução de deformidades dos elementos.
Tais características fazem do concreto protendido uma ferramenta quase universal, pois suas vantagens conferem um caráter mais rápido, barato, seguro e eficiente à obra. Afinal, as possibilidades da necessidade de refazer parte da construção são diminuídas.
Processos de protensão
O concreto protendido pode ser fabricado de diversas formas. Entenda cada uma delas abaixo:
Pós-tracionado aderente (com aderência posterior)
Esse é um tipo no qual o pré-alongamento da armadura ativa é feito depois que o concreto endurece. Aqui, são utilizados como apoio partes do próprio elemento estrutural e, dessa forma, posteriormente é criada a aderência permanente por meio da injeção de bainhas. Essa opção é amplamente utilizada, principalmente em obras como pontes, barragens, grandes reservatórios de água, etc. Justamente por sua flexibilidade, é possível adotá-la em grande parte da construção civil.
Pós-tracionado não aderente (cordoalhas engraxadas)
Assim como a fabricação anterior, nesse caso, o pré-alongamento da armadura ativa também é feito após o endurecimento do concreto, utilizando como apoio partes do elemento estrutural. No entanto, aqui não é criada a aderência com o concreto, sendo que a armadura fica ligada a ele apenas em alguns pontos determinados. Esse modelo é mais indicado para obras comerciais e residenciais.
Além disso, as cordoalhas são facilmente manuseadas, sendo colocadas e fixadas sem qualquer dificuldade, além de desviar de obstáculos.
Pré-tracionado (fios aderentes):
Essa última técnica nada mais é do que um concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é feito por meio de apoios independentes do elemento estrutural e antes do lançamento do concreto.
Dessa forma, a ligação da armadura com os apoios é desfeita após o endurecimento da mistura, sendo que a ancoragem das armaduras no concreto é feita por aderência. Quando os apoios são liberados, a armadura distendida tende a voltar ao diâmetro sem carga. O aumento do diâmetro elimina o atrito no concreto e assim ajuda na ancoragem. Por fim, vale lembrar que a tendência de retorno ao tamanho original é impedida pela aderência da armadura no concreto, resultando assim em sua compressão.
Vantagens
Por todas as características, podemos citar uma ótima vantagem do concreto protendido, quando utilizado em qualquer construção. Trata-se da criação de grandes vãos livres, ou seja, o concreto protendido chega onde o concreto armado jamais conseguiria.
Por isso, ele é uma opção recorrente na construção de ginásios, shopping centers, estádios, pontes, viadutos e lajes com grandes vãos.
Podemos citar também que o concreto protendido, por ser altamente modelável, é um grande amigo em obras arquitetônicas, e um grande desafio para engenheiros.
Por conta de todos esses fatores, cada vez mais o concreto protendido vem sendo utilizado na construção, ampliando horizontes e possibilidades a cada dia que se passa.
Desvantagens
Já em relação às desvantagens, é importante destacar que pode haver em algumas situações certas dificuldades durante a execução de reformas, além de a necessidade de inserir elementos específicos, como bainhas, cabos, etc. Inclusive, a colocação dos cabos de protensão ainda precisa ser feita com maior precisão a fim de garantir as posições determinadas nos cálculos estruturais.
Outro ponto é que o concreto protendido exige escoramento e tempo de cura para as peças moldadas no local, assim como as perdas de protensão são imediatas e progressivas. Por fim, seu controle de execução é mais rigoroso, exigindo equipamento e mão-de-obra especializada, além de controle permanente dos esforços aplicados e alongamentos dos cabos.
Portanto, como você viu, o concreto protendido possibilita a construção de edificações mais eficientes, reduzindo o retrabalho e promovendo uma obra mais limpa, segura e rápida. Todas as técnicas possuem vantagens e desvantagens, ou seja, não existe melhor ou pior, mas sim aquela que mais se adequa às necessidades e especificidades da obra em questão. No entanto, por ser uma técnica flexível, o concreto protendido pode ser utilizado nas mais diversas construções, promovendo assim, resultados extremamente satisfatórios.
Autor: Ezat